O Fundo de Apoio à Inovação (FAI) do Estado português escolheu a CircleMolecule para promover e utilizar biocombustíveis avançados, produzidos com recurso a tecnologias inovadoras, através da utilização sustentável de biomassa residual ou de baixo valor económico, numa perspetiva de economia circular e geração de novas cadeias de valor em torno da biomassa .
O projeto consiste na implementação de uma unidade de demonstração tecnológica para a produção de um biogás – biometano – a partir da fração de biomassa de resíduos urbanos mistos com base na gaseificação térmica e posterior metanação de monóxido de carbono.
Pretende aplicar processos de metanação com hidrogénio a partir de monóxido de carbono para aumentar a quantidade de metano no biogás. O hidrogénio e oxigénio necessário é produzido por eletrólise a partir de energias renováveis e utilizado no processo de gaseificação, diminuindo a quantidade de ar necessária. Após a limpeza e remoção do dióxido de carbono, o gás é armazenado para uso em veículos pesados.