A unidade está projetada para a produção de gases de origem renovável a partir de biomassa residual de diferentes frações, com base na gasificação térmica e subsequente metanação do monóxido de carbono.

Os gases produzidos revelam-se como uma alternativa  sustentável aos combustíveis fósseis e podem ser usados como fonte de energia térmica e elétrica para síntese de produtos químicos, produção de combustíveis líquidos ou injeção na rede de gás.

A infraestrutura apresenta uma capacidade produtiva de 200m3/hora e 5Mw/t e garante um abastecimento contínuo bem como uma resposta rápida a picos de procura.

Como funciona a nossa central?

Trituração e Homogenização

A biomassa  residual de diferentes frações chega à unidade onde é armazenada e sujeita a um processo de trituração e homogeneização. Após esse processo a mesma entra num secador para lhe ser retirada a humidade.

Produção de Hidrogénio e Oxigénio

Quer o oxigénio, quer o hidrogénio a utilizar neste processo deverão ser verdes. O hidrogénio será produzido através de eletrólise.

A unidade de eletrólise, alimentada através de energia fotovoltaica, está interligada à unidade de metanação.

Gasificação e Limpeza de contaminantes

Após o processo de secagem a biomassa é encaminhada através de um tapete rolante para o gasificador, resultando daí um gás de síntese.

Em seguida o gás é sujeito a um processo de remoção de partículas, sendo depurado até reunir as condições ideiais para avançar para a fase seguinte.

Metanação com captura de CO2

Em seguida o Gás de síntese produzido no processo de gasificação térmica entra num reator de metanação com uma alta concentração de H2.

Existe uma relação direta do projeto com a captura e transformação do CO2, reduzindo assim as emissões em +50% comparativamente com a utilização do mesmo combustível de origem fóssil e/ou a utilização de biomassa residual em outros processos.

Armazenamento

Os gases são encaminhados para os sistemas de armazenamento de metano, onde se deve dar particular atenção às condições de pressão, no sentido de poderem satisfazer as necessidades dos sistemas a montante.

Vantagens da nossa tecnologia

Os gases que produzimos